CNE - Agrupamento nº1120 - LOBITOS
saltar para conteúdo

Mística

A mística desta secção desenvolve-se em torno da história do "Livro da Selva" de Rudyard Kippling, onde as crianças, aqui denominadas Lobitos, têm a sua iniciação na vida escutista como membros de uma verdadeira e unida alcateia. Aqui partilham novas experiências com os seus companheiros e são acompanhadas pelos dirigentes que tomam o papel de outros personagens da mesma história, como por exemplo a "Aquelá", companheira de aventura que os protege de todos os perigos.
Dentro do espírito da Secção devem praticar-se nas Alcateias o Grande Uivo e os Círculos de Conselho e de Parada.

Grande Uivo

É a saudação que os Lobitos fazem habitualmente aos seus Chefes ou a um visitante.

Círculo de Conselho

Os Lobitos formam este Círculo para receber instruções ou ouvir histórias contadas por Aquelá.

Círculo de Parada

Destina-se à execução das Danças da Selva, de certos jogos e cerimónias.

Resumo do Livro da Selva

Uma tarde, na selva, soa o grito selvagem do tigre cruel, Xer Cane. O Pai Lobo preparava-se para caçar quando a Mãe Loba o deteve: - Escuta! Não é boi nem cabra que ele caça, mas um homem! - A lei da Alcateia proíbe a caça ao homem porque é o mais fraco e o mais desprotegido dos animais... mas, é verdade que Xer Cane não respeita a lei da alcateia!

Ressoa novo uivo. O Pai e a Mãe Lobos compreenderam que o tigre tinha falhado a jogada. Com efeito, Xer Cane, que sonhava com um bom jantar falhou o salto e caiu no meio de uma fogueira que um grupo de lenhadores tinha feito. Queimado e envergonhado foi esconder-se enquanto os lenhadores fugiam amedrontados

Na fuga, esqueceram o filho mais novo que, também assustado, se dirigiu sem saber para o covil dos lobos. Parou diante do Pai Lobo, olhou-o e pôs-se a rir. Com precaução (um lobo pode transportar um ovo entre os dentes sem o partir), o Pai Lobo transportou a criança para o covil para o meio dos seus filhotes. A criança acomodou-se entre eles e adormeceu sob o olhar enternecido da Mãe Loba que decidiu protegê-lo e chamar-lhe Maugli que significa rã porque o menino não tinha pêlos no corpo, tal como a rã. Xer Cane tentou várias vezes entrar no covil para se apoderar da "sua" presa mas nunca conseguiu.

O Pai e a Mãe Lobos queriam que Maugli fizesse parte da sua família. Para isso era necessária a autorização da Alcateia dos Lobos de Seiouni que se reuniam todos os meses com Aquelá - o seu chefe - quando havia lua cheia, na Rocha do Conselho. Aqui eram apresentados os últimos lobitos que tinham nascido e relembravam as palavras de ordem da Alcateia. Os novos lobitos foram apresentados e com eles ia Maugli.

Para que este fosse aceite era preciso que dois animais importantes que não os pais tomassem a sua defesa. Falaram a favor de Maugli, Balú, o urso que ensina a Lei da Selva aos mais novos, e que disse que não via mal em que Maugli ficasse entre os lobos, e Baguera, a ágil pantera negra, que ofereceu um touro gordo à Alcateia para que esta autorizasse a permanência de Maugli entre o povo livre.

Foi assim que Maugli cresceu em companhia dos lobos e aprendeu a subir às árvores e a nadar tão bem como a correr, aprendeu a mergulhar nos lagos sem incomodar as rãs, a tirar os espinhos das patas dos seus irmãos lobos, a conhecer as bagas e os outros frutos bons para comer.

Balú, o urso sábio, ensinou-lhe a linguagem das abelhas, das cobras assim como de outros animais. Maugli fez amigos: " ele tem amigos em todo o lado, esta semente de homem" - dizia Cá. Os mais conhecidos eram Cá, a cobra Tchill, o abutre e Haiti, o elefante. Mas, tinha também inimigos: Xer Cane, o tigre cobarde e cruel, Tabaqui, o chacal lisonjeador e preguiçoso e os Banderlogues - os macacos - gente sem lei e pouco asseados.

Um dia, enquanto Balú dormia, Maugli foi raptado pelos Banderlogues que o levaram pensando que ele conhecia o segredo do fogo, um segredo dos Homens. Balú e Baguera pediram a Cá, a enorme serpente, que os ajudasse a libertar Maugli e... conseguiram!

Maugli viveu muitos anos na Alcateia de Seiouni onde participou na vida dos animais da selva. Mas quando homem voltou para a alcateia dos homens...



logo WC3 XHTML válido| logo WC3 CSS válido
Resolução 1024x768
logo
Melhor visto com:
Opera9 - Firefox2 - Flock -
Safari - IE7
© Agr.1120/CNE - Cartaxo 2007
© Ilustrações Pedro Alves Banner do ToonMan Desenvolvido por:
Logo papagaio

- ir topo da página -

Armas CMCartaxo Corpo Nacional de Escutas Lisonline OMMS